quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

COMO FAZER BONECA DE Lã

"Eu agradeço a Deus por ter encontrado no artesanato uma forma de sair do estresse. O pouco que já aprendi me faz feliz e realizada."
Geralda Amélia



Estas bonequinhas de lã nunca saem da moda. Faço desde que era professora de atelier numa escola pública daqui. Elas gostam muito de deitar na cama das menininhas lindas.
Hoje as ensino em oficinas específicas. Muitas pessoas queridas já pediram o modo de fazer. Nas duas última oficinas eu fotografei para colocar o passo a passo. É grande. O curso é feito em 2 dias de 3 horas de aula. E como ajudo nas montagens, algum passo ainda ficou sem foto.

Mas espero que voces consigam fazer uma dessas para alguma pessoinha linda.

As fotos foram feitas pegando várias alunas participantes das oficinas.Vamos lá.

3 novelos de lã família, coloridos, e 1 novelo branco.
1 agulha grossa. para passar a lã.
3 pedaços de papelão; 1 medindo 3cm por 25cm para os braços e pernas, outro medindo5cm por 25cm para o corpinho e mais um medindo 20cm por 35cm para o cabelo.

Começamos pelos pés e mãos, pompons, 80 voltas enroladas em 3 dedos, cada um.
Amarrar o pompom ao meio com um pedaço comprido de lã. Serão pé e mãos.
Segurar pela lã amarrada como se vê,
e cortar para fazer o pompom.
Toda a lã já cortada fica assim, desigual. Acertar com a tesoura para deixar o pompom redondinho...
assim.
Prontas para começar uma perna?Coloque a agulha na ponta da lã que está amarrando o pompom e reserve.
Dar um pequeno corte no papelão para prender a ponta da lã. Como estava usando 2 tons de vermelho passei 2 lãs ao mesmo tempo, até encher meu papelão.


tudo enroladinho é hora de costurar com a agulha que enfiamos na lã do pompom. Olhem como fazer, lembrando de passar a agulha no meio de todos os fios de lã.
Aí está o gabarito de papelão cheio de lã enrolada e costurada. O pompom está preso lá na pon ta, viram?Agora é só cortar do lado oposto ao costurado
soltando os fios de lã.
fica assim.
É hora de juntar os fios, puxando-os e encostando-os no pompom.
E repetir: enrolar, costurar, cortar e juntar a lã, até ficar do tamanho de perna que quer(4 vezes) Chegando ao tamanho pretendido, deixar a perninha e pegar outro pompom com linha e fazer a outra perna. Da mesma forma fazer os dois braços.
E vamos ao corpo.Usar o segundo gabarito de papelão como já fizeram, sem fazer os pompons.Colocar lã na agulha e deixar ponta sobrando dos dois lados O corpo é um pouco menor que as pernas e braços.

E as partes da boneca ficam assim:
Coloque no lugar as pernas, o corpo e os braços, com o na foto. Amarrar as duas pernas. Amarrar os dois braços um no outro. Agora amarrar as lãs das pernas com uma das pontas da lã do corpo.Doutro lado do corpo amarrar os braços.
Neste ponto podemos amarrar a cabeça ou montar o cabelo primeiro e depois pregar a cabeça ao corpo.
Preparar assim a cabeça, amarrando lã no pescoço:
Passe estas lãs. com a ajuda da agulha , por baixo de onde foram amarrados os braços e o corpo.Amarre bem. Este foi um dos passo que eu não consegui fotografar, ajudando a uma e outra.
Colar pedaços de lã que serão a franjinha.Quando a boneca estiver pronta, cortar a franja pouco acima dos olhos.
Uso sempre cola branca Ateliê.

É hora de começar enrrolar lã no 3º pedaço de papelão, usando o lado mais comprido, como se vê na foto.Costurar como fizemos com as outras peças.
Esticar a lã que passou pelos fios e acertar bem juntinhas as lãs. Essas pontas de lã sobrando são para amarrar esta espécie de saia em volta da cabeça, deixando a franjinha, como na foto abaixo:

Ajeitar todos os fios de lã e prender um rabo.
Enfeitar co rendinhas, fitinhas, florzinhas e tudo que você quiser.




Aí está minha amigaluna Dinorá com o resultado de mais uma de suas oficinas na mão.
Espero que tenham entendido tudo e consigam fazer sua bonequinha de cama.

Beijos, Iêda

29 comentários:

**Lih** disse...

Oi Iêda,

Que show, nunca imaginei que essa boneca era feita assim, parece fácil.
Ficaram lindas!

Bom fim de semana!

Beijos!

Leonice MR disse...

Adorei!
Gosto muito dos seus trabalhos, faço artesanto por hobby, e contra a depressão.
Só não entendi direito, como costurar a lã.
Leonice - Itapoá-SC

heloisa dias disse...

adorei sua linda boneca ficou maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa so gostaria que vc ensina-se a colocar a rendinha no pescoço pois tentei e nao conseguir. Beijos

Artes da Pitylika disse...

Ieda

Amei a bonequinha, sempre gostei deste modelos, vou tentar fazer uma postar com os agradecimentos, obrigado e que Nosso Divino Mestre continue a te abençoar sempre♥

maria lucilia de sousa disse...

Amei!!!!!!!!!!

Imóveis à venda disse...

linda boneca!

Unknown disse...

Que Deus te abençoe vc me ajudou muito me savou do estresse vou fazer bonecas bjs obrigado

LEILA disse...

oiii amiga !!!! tudo bom ???? adorei as bonecas,so não entendi muito bem,como fazer o cabelo.bjs e fique com Deus.

Anônimo disse...

Oi Boa tarde, estou tentando fazer uma dessas só n]ão entendi onde eu costuro para depois cortar? eu tenho que costura um fio no outro ? brigada se poder me responder meu email é prisccosta@hotmail.com abraços.

letícia brasileiro disse...

nossa amei as bonecas,e muito obrigado por colocar as dicas de como fazer,que deus possa estar cada dia mais e mais te abençoando e lhe dando mais sabedoria para fazer lindas bonecas.muito obrigado. bjssss

Gel,Maceió-al disse...

Oi Iêda,amei os detalhes da boneca de lã,sou apaixonada por artesanato e amo novidades,mas sempre tive vontade de aprender a boneca de lã e nunca consegui.Obrigada por o pap pois irei tentar fazer com certeza.Seu blog é tudo de bom,que Deus te abençõe sempre,uma pessoa maravilhosa,amiga,querida e que trata todos com muito carinho,como eu vi no blog.Ah!amei o oratório de NOSSA SENHORA APARECIDA ficou lindo,você tá de parabéns.Sou devota dela,ameiiiiiiiii.Deus te dê mil e uma criatividade e te abençõe hoje,amanhã e sempre.Obrigada por tudo.

maria eduarda silva disse...

olá eu adorei o seu trabalho gostaria muito de aprender pois sou louca pra fazer essas bonequinha mais nunca conseguir espero q vcs me ajude um dia um bjos e muito obg fica com deus.sera q vc pode manda essa receita pra mim por e-mail.grata angela

karmen silveirah disse...

ola ieda
Fiz uma boneca ,meu filho tbm fez.Mas estamos com diculdades em prender a cabeça e como fazer p ficar firme.Outra coisa braços e pernas tem k ser 2 fios? e bem juntinhos,pq a minha ficou magrinha.Me ajude

karmen silveirah disse...

ola ieda
Fiz uma boneca ,meu filho tbm fez.Mas estamos com diculdades em prender a cabeça e como fazer p ficar firme.Outra coisa braços e pernas tem k ser 2 fios? e bem juntinhos,pq a minha ficou magrinha.Me ajude

Elisa disse...

Olá, amei a boneca, consegui fazer com o pap, ficou linda, mas preciso de uma dica, quanto cobrar por uma dessas, não tenho nem idéia, será que vc poderia me dar umas dicas de quanto cobrar? Obrigada por dividir as suas tecnicas, que Deus te abençoe, e mais uma vez obrigada, vou com certeza conseguir uma renda extra com elas.

Monica Duarte disse...

Muito legal!! Obrigada por ensinar, eu adoro bonecas e não sabia fazer essa. Ficaram todas lindas!!! Vou fazer a minha. Grande abraço.

Kawany disse...

Boa tarde! nao entendi a parte de costurar ? pode me ajudar?:

Patricia disse...

Olá Ieda...acabei de fazer minha boneca...ficou maravilhosa...obrigada por compartilhar essa técnica conosco...Deus abençõe sempre vc minha linda! Bjo da Paty!

Sara Cristina disse...

Parabens pelo trabalho.... Elas sao perfeitas...
Beijos Sara...

Anônimo disse...

oi Ieda vou fazer a minha boneca para minha bonequinha bjs eu amei émuito bom ter alguem no mundo como vc bjs Regina

Taty disse...

Olá! amei essas bonequinhas! Me lembro de tê-las quando ainda era criança.Gostaria de fazer para minhas filhas, mas não entendi bem como você fez para colocar o cabelo na cabeça da boneca, foi colado ou só amarrado? Essa é minha dúvida,pois no passo-a-passo não tem essa explicação.
Tudo de bom pra você!

Taty disse...

Olá! amei essas bonequinhas! Me lembro de tê-las quando ainda era criança.Gostaria de fazer para minhas filhas, mas não entendi bem como você fez para colocar o cabelo na cabeça da boneca, foi colado ou só amarrado? Essa é minha dúvida,pois no passo-a-passo não tem essa explicação.
Tudo de bom pra você!

ROSANGELA ALVES disse...

ADOREI MUITO LINDA ESSA BONEQUINHA......

rosangela disse...

Amo artesanato,sou apaixonada por bonecas principalmente de lã.parabens; que DEUS continue abençoando este dom maravilhoso.

Anônimo disse...

sempre quis ter uma boneca dessa mais nao tive oportunidade e agora felizmente vou fazer uma pra mim ... obrigada por compartilhar o seu talento .... parabens ...
.meu nome e adriana

Iêda disse...

Olá minha chará Iêda, adorei a boneca, adoro arte e vou fazer uma. Tudo lindo.

Ana Suzano disse...

Amiga,amei a boneca de lã, tu poderia fazer um video do passo a passo,sou lenta para entender,grande abraço, sucesso.

Anônimo disse...

Nossa amei.. Eu posso vazer elas tamb com uma cabeça de porcelana?e qual colar usar na fraja coso seja de porcelana?

Anônimo disse...

Tenho uma duvida querida será que eu tamb posso utilizar uma cabeça de por ela?e q cola usar na porcelana? Lindo seu trabalho.. Meu nome é Taís