terça-feira, 21 de abril de 2009

SÉRIE VAGONITES - PARTE II

"O ideal é ainda a alma de todas as realizações."
Getúlio Vargas



E aqui estamos com mais vagonite. 
Desta vez chegam barras bordadas em tecido etamine.

Este pano de bandeja foi presente de aluna. 


Este outro é um mostruário nomeado "vagonite para dia de preguiça", já que o viés (ou qualquer outra tira) faz a metade do trabalho:



Agora mais presentes, que merecem uma explicação: a mesma aluna me deu 6 passadeiras...
Mostro as outras depois, todas de vagonite:



VAGONITE  -  PAP I

 A primeira ação ao fazer vagonite é identificar ,no tecido, as carreiras onde você vai bordar.
No tecido vagonite elas estão em uma só direção, como mostra a foto. Você borda passando a agulha pelos três fios que estão soltos, em sequência na carreira, esperando pela sua linha, como  pode ver abaixo:

Já no tecido etamine encontramos carreiras verticais e horizontais.Isto permite fazer cantos, virando a barra para contornar todo o trabalho, se quizer. Depois mostro a diferença de virar a quina no tecido vagonite e na etamine. Vejam abaixo as direções das carreiras na etamine:


Vamos trabalhar com etamine porque é mais fácil seguir as carreiras neste tecido.
O PAP de hoje é do ALINHAVO em linha reta. Passa-se a agulha por baixo dos 2 (no vagonite são 3) fios soltos das carreira, sempre indo para a frente.



Se passarmos fios em todas as carreiras, um abaixo do outro, o trabalho fica com os pontos desencontrados como podem ver :


Mas, se passarmos o fio saltando uma carreira, os pontos não desencontram ficando cada ponto de baixo na direção do ponto de cima. Observem:


É muito importante definir as carreiras de bordado . Elas variam de acordo com o modelo.
Devemos fazer uma boa e certa leitura do risco antes de começar o trabalho. 
Nada desanima tanto quanto desmanchar e fazer de novo. Se bem que isto se chama persistência, que é uma virtude que devemos cultivar...


Se você quer aprender esta maravilha de bordado comece praticando o alinhavo.  Treine com criatividade, variando cores e distâncias entre carreiras.

DESAFIO DO PAP:

Bordando alinhavos na vertical e na horizontal, combinando cores e alternando distâncias entre algumas carreiras, forma-se o Vagonite Xadrez. Tente! Invente! !
 Mas não se esqueça de postar e me chamar para ver, hein!!!!
Depois eu mostro o meu.

É isto por hoje.
Na quinta feira eu volto com mais uma parte da série.
Espero que estejam aproveitando ... 
Estou pondo muito carinho nestes  pedacinhos de mim para vocês!

Beijocas!!!

9 comentários:

Isadora disse...

Olá Ieda! Obrigada por sua visita, que bom que gostou do blog! É sempre bem vinda!

Belos trabalhos em vagonite! E seu PAP está ótimo, bem didático como toda professora deve ser!

Olhe, biscornu é um alfineteiro com um formato característico, ele fica com a costura cheia de ângulos. Neste link tem um pap, veja se vc consegue entender:
http://linhasdaeliza.blogspot.com/2008/08/biscornu-passo-passo.html

SAL é abreviação de Stitch-A-Long (inglês). É um desafio para bordadeiras, consiste em bordar uma peça ao longo dum tempo pré-definido, sendo o esquema fornecido periodicamente. Quando entramos para um SAL nos comprometemos a bordar os esquemas no prazo e mostramos os resultados umas para as outras postando nossas fotos no blog ou no forum. É interessante ver os diferentes modos de se bordar um mesmo esquema, e com o desafio em conjunto nos mantemos focadas e não deixamos o bordado de lado.

A Agulha de Ouro é número 151 - fevereiro de 2009. Vale a pena comprar, tem muita coisa legal para Páscoa, mas se você não quiser adquirir a revista eu posso te mandar o esquema do coelhinho que você gostou.

Um grande abraço
Isadora

Vanessa Biali disse...

Oi, Iêda!
Mais uma vez, obrigada por sua generosidade com essas aulas tão úteis.
Que interessante: com simples alteração de carreiras, cores, sentidos, é possível fazer inúmeros bordados diferentes!
Ando trabalhando bastante, com o tempo escasso. Não sei quando poderei experimentar. Mas, fique segura que assim que eu fizer, venho lhe avisar.
Ah, continuarei acompanhando todas as aulas que estão ótimas! Estão esclarecedoras e transmitem um entusiasmo muito gostoso.
Beijos,
Vanessa B.M.

Isadora disse...

Oi Iêda!
De fato o blog de sua filha é lindo, ela é muito talentosa com o origami!

Sei como você se sente. Moro em Niterói e ninguém do meu círculo de amizades gosta de bordado/costura. Aqui isso é visto como "coisa de gente velha", não é muito o perfil do carioca. O blog tem me proporcionado muitas oportunidades para trocar ideias.
Beijos

Isadora disse...

Que legal Iêda! Eu moro em Santa Rosa, pertinho... Podemos tomar um café na sua próxima visita!!!
Beijos

Daniely Blacutt disse...

Ola Ieda!Seus trabalhos estão cada vez mais lindos!Vagonite é lindo e delicado!Futuramente quero aprender tb.bjus e bom final de semana!
Dani

Daniely Blacutt disse...

Gostei muito da frase que vc escreveu la no meu blog!!!Obrigada!
bjim,
Dani

Grazy's Pictures disse...

Ola Ieda! Adorei seu site, achei coisas muito uteis e lindas.
Eu moro nos Estados Unidos e aqui ainda nao encontrei nenhum material sobre vagonite, que é o que gosto mais de fazer, tirei algumas ideias no tecido pra ponto cruz mesmo, mas a malha eh bem fechada e nao eh muito facil de fazer, ja que nao sou expert no assunto. Voce sabe se existe algum outro nome usado pra vagonite? Outra coisa gostaria de saber se vc pode me dar uma dica de como fazer a barra de uma toalha de mesa pra dar acabamento. Ah, se voce tem camera em casa pode salvar suas dicas e postar no youtube.com, tenho certeza q todos irao gostar, principalmente quem esta longe como eu. Obrigada. beijos. Grazielle

Anônimo disse...

ouvi falar em vagonites com uma colega e corri pro computador pra saber como era adorei vou fazer obgdoooooooooooo!lucy pbc

elisabete-sabino@bol.com.br disse...

Óla a dias estou tentando aprender ,vagonite até achar vc,adorei vou tentar depois te mostro,obrigada bjss