quinta-feira, 19 de março de 2009

DIA DO ARTESÃO



"O  trabalho fornece o pão de cada dia,
 mas é a alegria que lhe dá sabor".
Sílvio Romero


Ao longo da história ,o homem sempre produziu objetos, artefatos  para  determinadas finalidades. Criam-se  coisas para se servir utilitariamente delas ou para expressar-se diante da vida.

O homem serve-se de suas habilidades de criar para eternizar o momento histórico em que vive. Estas criações que contam a história da humanidade ao longo dos tempos são as obras de arte. Elas devem ser vistas integradas na cultura de um povo, pois ora retratam elementos do meio natural, ora expressam sentimentos religiosos, ora situações sociais,ora eterna beleza de cores e formas...

A arte não é, como às vezes se pensa, algo isolado das demais atividades humanas. Se algumas pessoas especiais possuem o toque mágico e único de tranformar matérias em objetos de deleite para nossos olhos e almas, como Aleijadinho, Picasso, Portinari, Drumond, Niemayer ou Bilac, outras lançam mão de habilidades mais populares para criar a sua arte _ o artesanato!

Hoje o artesanato tem o conceito mundial de" arte popular" e é patrimônio cultural de uma nação.

Olhe à sua volta!Ele está por toda parte!

Esta atitude de criar e aperfeiçoar constantemente é um dos registros do processo civilizatório pelo qual o homem vem passando desde que surgiu sobre a terra! 
E o que hoje é parte da nossa rotina diária, amanhã pode estar em museus, atestando hábitos, valores, medos, alegrias... contando nossa história!
 
O artesão merece ver sua criação em destaque, com o reconhecimento do valor de sua "arte popular". 
Não só o ceramista do norte  de Minas,
 a rendeira do Ceará e Santa Catarina, 
o tapeceiro de Diamantina,
 o entalhador de pedra sabão de Catas Altas,
 o escultor que une conchinhas no mar do Espírito Santo...
Também NÓS dos blogs de artesanato, em todas as suas lindas formas, MERECEMOS ESTE DIA! AH!... COMO MERECEMOS!

Parabéns para todos que usam as mãos e mentes com criatividade, para o bem!

Como surguiu este dia?
Considerando que é dia de São José ,e que ele foi carpinteiro, uma das mais necessárias artes manuais em todos os tempos, houve por bem homenagear os artesãos nesta data. O que é uma honra!


Aquele humilde e talentoso carpinteiro teve o privilégio e a missão de embalar o filho de Deus!
E as maos calejadas cuidaram com desvelo ímpar do seu sagrado filho.


O menino cresceu em meio a materiais e ferramentas.


E com São José aprendeu o ofício de carpinteiro. Jesus foi um artesão! O MAIOR DE NÓS!

Que a Sagrada Família,  orientadora de nosso Mestre Artesão, nos proteja e guie .

Que São José, nosso padroeiro, sempre esteja do nosso lado!



21 comentários:

Maru disse...

Hola:
Es muy bueno saber que nuestro trabajo manual y creativo es reconocido en un dia especial como el "dia del artesano". Feliz dia para ti tambien.
Besos,
Maru.

Carla disse...

LInda sua mensagem, um feliz dia do artesão para si e todos os artesões do mundo. Um grande bj e um bom fim de semana

Iêda Klein disse...

Oi Maru,
foi um prazer receber sua visita.
Um especial abraço neste nosso dia

Iêda Klein disse...

Carla é um prazer visitar seu blog e recebe-la aqui.
Um abraço colorido como seus traços

Adicrochê disse...

Olá Iêda, que linda mensagem, e parabéns pelo dia de hoje. Vim agradecer sua visita e te desejar boa sorte.

Beijos e fique com Deus.

Adicrochê disse...

Amiga esqueci de falar, quando fizer minha rosa no crivo, por favor me avise sei que vai ficar maravilhosa.

Beijos.

Iêda Klein disse...

Ednalda,
realmente me encantei com sua rosa.Estou com dificuldade para montar o esquema. Você não tem disponível? Para o crivo é o mesmo do cruz.
Beijos Iêda

Maramco disse...

Es un precioso mensaje, no sabía que fuese el dia del artesano y aunque haya pasado ya felicidades.
Tienes unas puntadas de bordado muy bonitas, a mi tambien me encanta bordar, gracias por tu visita.

Saludos

Iêda Klein disse...

Maramco,
seu blog é lindo e foi um prazer visitar você.
Já voltei para olhar de novo sua flor pintada, que eu não conhecia .
Também faço o bordado maiorquinoÉ maravilhoso!!
Boa noite e bom fim de semana.

Maramco disse...

Gracias, que maravilla que tambien sepas del bordado mallorquín, seguiremos en contacto.

Un gran abrazo

Giovana disse...

Oi Iêda,
Passei para te desejar uma maravilhosa e produtiva semana. Já estou pensando nos seus mimos. Farei com muito carinho... espero que goste.
Bjs,
Giovana

Cláudia Vargas disse...

Passei em seu lindo lar super acochegante e me encantei! Parabéns tudo o que vc faz é lindo! e muito obrigada pela sua visitinha! bjs Fique com Deus!

GIL disse...

Olá, encontrei vc no blog da Paola, do "arte de menina", já dei umas voltas no seu blog, pois há muito tempo acompanho o blog da sua filha, adoro os origamis que ela faz, são tão perfeitos...
E vc tb faz coisas muito bonitas, principalmente ese trabalho com pessoas da terceira idade.
Bjs. e até mais.

Iêda Klein disse...

Boa noite, Giovana.
Fui visitar outra vez sua toalha com boneca. Linda!!
Estou juntando ideias para nossa troquinha. Tantas que já dão para mais de 5 trocas.É so escolher agora .
Precisamos resolver quanto ao 1º item. É a minha primeira troca...
Por favor, mande um email...!!!
Boa semana.
Abraços!

Iêda Klein disse...

Cláudia,
a luminária está ficando linda!
Você pintou a base de ovos?
Aqui nunca vi branco!

Um abraço e boa semana!

Iêda Klein disse...

Cláudia,

voltei ao seu blog para ver se eu estava fazendo pergunta besta.
Não é que estava !rsrsrs

Procurei e achei onde está escrito que seria pintada a placa de ovos.
Desculpe! Falha nossa!!!rsrsrs
Até mais!

Iêda Klein disse...

Gil,

Obrigada pela visita e pelas belas palavras sobre minha filha Isa.
Venha mais vezes. Será um prazer!
Já visitei você hoje.

Abraços

ANA LÚCIA disse...

Olá,
Que bela mensagem!!Como sou artesã agradeço pelo carinho.
Abçs,
Ana

Elizabeth Lima disse...

Olá Ieda!!
Pesquisando informações sobre o dia do Artesão para colocar no meu blog me deparei com seu lindo blog e essa mensagem maravilhosa que vc deixou aqui...Coloquei a mensagem lá no meu blog tb deixando o link do seu blog dando os devidos créditos,ok!!
Fiquei encantada com os seus trabalhos, são lindissimos!! Parabens!!
Fique a vontade para visitar o meu: http://bethscrap.blogspot.com
Feliz dia do Artesão pra vc!!!
bjss,
Elizabeth Lima

Arte feita com linha disse...

Olá Iêda!!!!
Que linda a sua homenagem.
Agradeço e também te parabenizo pelo dia de hoje.

Me inspirei na sua homenagem para o meu blog, coloquei também o link do seu lá dando os devidos créditos :)

Bjs e ótimo fim de semana,
Mariana :)

Eliany Trassi disse...

Ao colocar na busca do google,imagens e mensagens de artesãos.Fui redirecionada ao seu blog.Qdo cliquei em um link.Amei essa postagem.
Sou escritora alem de artesã,.Mas gostei tanto da sua postagem,que tomei a liberdade de divulgar no meu blog,claro com os devidos créditos a vc.Se quizer conferir me faz uma visita lá...
Seus trabalhos são lindos.Volto depois para me interar mais ...
Parabéns!
Ja estou te seguindo.
isabel-mensagens.blogspot.com